O PROGEA, é um processo educacional, elaborado pela Polícia Militar de Minas Gerais, voltado para o 4º ano do ensino fundamental, que permite uma participação ativa do aluno, sendo a ele oportunizado pensar, discutir e buscar soluções para os problemas que lhe serão apresentados e não apenas repetir o que o professor lhe repassa, sendo este o verdadeiro caminho da construção e do conhecimento.
O PROGEA atua de forma proativa junto à comunidade escolar, buscando a aproximação com a comunidade e o desenvolvimento nos alunos da capacidade para identificar e buscar, de forma integrada, as soluções dos problemas e assim melhorar o ambiente em que vivem. Desta forma, a PMMG através do PROGEA combina metodologias, mobilizando a comunidade escolar e investindo na educação com o objetivo de se prevenir ações delituosas e buscar a paz social. Nota-se uma grande receptividade do PROGEA junto à comunidade escolar, fato este refletido na participação ativa nas atividades desenvolvidas. Ressalta-se que embora tenha havido boa participação da comunidade escolar, devem ser envidado esforços para que haja uma maior participação por parte dos pais na realização das atividades.
Em experiências anteriores, com o Programa, realizado em outras escolas municipais, constatou-se também que os alunos, após o programa, se envolveram mais com as questões ambientais, entenderam a importância da participação de cada um deles para melhoria do ambiente, criaram novos hábitos, tais como jogar o lixo nas lixeiras e economizar água dos bebedouros e torneiras. Verificou-se que nos primeiros desenhos as crianças inseriram basicamente figuras de elementos naturais como animais, árvores e o sol, sem estar presente na maioria dos desenhos a figura do homem, o que indica a falta de percepção do ser humano inserido ao meio ambiente. No segundo desenho, notou-se a presença do ser humano e a interação dele com a natureza, inclusive a demonstração de intervenções do homem no ambiente. Estas novas inserções de figuras demonstraram uma mudança na percepção das crianças que passaram a ver o homem como parte integrante do meio ambiente. Foi destacada a presença de um policial ambiental em alguns desenhos, ficando expresso o bom relacionamento entre os alunos e os policiais ambientais. Restou totalmente comprovada a hipótese básica de que “quanto maior a prevalência de ações pro-ativas desenvolvidas através do PROGEA junto à escola, maior a possibilidade dos alunos adotarem práticas preventivas para melhoria do ambiente escolar e maior a interação da PMMG com a comunidade”, vez que a atuação proativa realizada através do PROGEA foi preponderante para a aproximação da PMMG à comunidade e para a mudança de comportamento dos alunos impactando na melhoria do ambiente escolar.
Conclui-se que, através da educação ambiental, o PROGEA pode de forma proativa, atuar como instrumento de melhoria da percepção ambiental dos alunos e da comunidade escolar, contribuindo na construção do conhecimento, na mudança de cultura e de comportamentos que ensejar em ações preventivas e na aproximação da PMMG com a comunidade.
A importância do PROGEA junto à comunidade escolar, mais especificamente junto aos alunos do 4º ano do ensino fundamental, é essencial para a adoção de comportamentos preventivos que irão interferir na prevenção criminal, na melhoria do ambiente escolar e no aprendizado da convivência social.
O Programa de Educação Ambiental - PROGEA, contempla um trabalho que envolve todas as disciplinas conforme, a Instrução nº 3.03.12/2016-CG da PMMG, através da sua Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito, com fito de promover ações educativas, relacionadas ao meio ambiente.
O programa será desenvolvido no período de abril a dezembro de 2018.
Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais