O Projeto ZOO - PROGEA, é uma visita técnica monitorada ao zoológico, que pode superar as expectativas das crianças e de quaisquer pessoas que se permitam viver a experiência educativa de uma percepção ambiental dessa natureza. São utilizados diversos recursos didáticos para aproximar estudantes do zoológico a partir de um olhar e de uma perspectiva pedagógica e interdisciplinar. As múltiplas oportunidades de aprofundamento dos saberes que se aprendem na escola e no cotidiano mais amplo abrem as janelas da percepção e do cuidado com o ambiente.
OBJETIVOS
Estudar os animais, a fim de compreender as principais diferenças e semelhanças entre os mesmos, sua utilidade e meios de preservação.
Caracterizar diferentes animais quanto ao seu habitat, sua alimentação e suas características específicas (mamíferos, répteis, anfíbios, aves, insetos, peixes e moluscos).
Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens, vertebrados e invertebrados, noturnos e diurnos, úteis e nocivos, aéreos, terrestres e aquáticos.
Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos.
Estimular o aprendizado e o conhecimento a respeito dos animais selvagens, com abordagem voltada para hábitos alimentares, reprodução em cativeiro e na natureza, animais em extinção e curiosidades.
METAS
Projeto visa realizar a vistação de oitocentas pessoas, entre alunos do 4º ano do ensino fundamental, professores e profissionais de escolas públicas, que participaram ou estão participando do Programa de Educação Ambiental (PROGEA)
DESENVOLVIMENTO
Visitas monitoradas
Serão realizadas no periodo de abril/2018 a dezembro/2018, sempre às quintas e sextas feiras de 07h30min às 10h30min e de 13h30min as 16h30min.
Agendamento
O agendamento será feito pelos Policiais Militares encarregados da execução do Programa que apresentarão previamente um cronograma definido entre os envolvidos contemplando os temas prioritários a serem abordados durante a visita de acordo com a demanda de cada escola.
Roteiro da visita
A visita será ao Zoológico e Parquinho, acompanhada de um estagiário que recepcionará a escola na portaria e a acompanhará durante todo o trajeto, prestando as explicações pertinentes sobre os animais, a função do zoológico e suas rotinas, podendo ocorrer visitas internas em algumas instalações caso estas estejam disponíveis. As temáticas demandadas pelas escolas serão trabalhadas de forma correlacionada às atividades do zoológico e do Programa de Reabilitação da Fauna sem Lar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto foi elaborado e idealizado pelos militares Sargento Márcio Sales e Soldado Isac Custodio, mediadores do PROGEA; pelos funcionários do Centro de Biodiversidade da USIPA-CEBUS, a Bióloga Claudia Diniz e o Médico-veterinário Lélio Costa e Silva.
A ARPAVA disponibilizará os recursos financeiros para viabilizar o translado e a alimentação dos beneficiados pelo projeto.
A 12ª Cia Ind MAT disponibilizará os militares, para o acompanhamento das atividades.
A USIPA dsiponiblizará um estagiário para o acompanhamento das atividades.
O Programa de Educação Ambiental - PROGEA, contempla um trabalho que envolve todas as disciplinas conforme, a Instrução nº 3.03.12/2016-CG da PMMG, através da sua Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito, com fito de promover ações educativas, relacionadas ao meio ambiente.
CEBUS - Zoológico da Usipa é muito mais que um local onde se exibem animais vivos, conhecido como zoológico. É uma instituição científica que se dedica à perpetuação das espécies, ao lazer consciente à pesquisa e, sobretudo à Educação Ambiental. A tradução do conhecimento científico acerca dos bens naturais, para todos os cidadãos, é fundamental na formação da consciência preservacionista. Elaborando projetos educativos que vão diretamente ao grande público, o CEBUS fomenta a percepção das questões ambientais onde o saber é conhecer.
O Cebus é pioneiro na história ambiental do Vale do Aço e exerce o papel de Centro de Educação Ambiental. Atualmente abriga mais de 600 animais e há mais de uma década desenvolve periodicamente diversas atividades na área de meio ambiente que vão desde cursos de educação ambiental para crianças e adultos, até exposições, palestras e seminários, buscando sempre uma relação positiva entre o homem e a natureza.